Domínios

O que é um domínio?

Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet.

O domínio é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails. Os domínios podem ter até três partes: o nome, a categoria e o código do país (opcional), apresentados nesta ordem, conforme o exemplo:

nomedaempresa.com.br

Nome: nomedaempresa

Categoria: .com

Código do país: .br

OBS: o “www” não faz parte do nome do domínio.

Por mais comum que seja o “.com.br”, essa é uma categoria destinada especificamente para empresas do comércio. Cada ramo de atividade tem a sua categoria específica, e as empresas deveriam usar as suas devidas categorias nos seus domínios, como exemplos abaixo:

AGR.BR        Empresas agrícolas, fazendas

ART.BR         Artes: música, pintura, folclore

COM.BR        Atividades comerciais

ESP.BR         Esporte em geral

ETC.BR         Empresas que não se enquadram nas outras categorias

FAR.BR         Farmácias e drogarias

IMB.BR          Imobiliárias

IND.BR          Indústrias

INF.BR          Informação (TI, rádios, jornais)

RADIO.BR    Empresas que queiram enviar áudio pela rede

REC.BR        Atividades de entretenimento, diversão, jogos, etc…

SRV.BR        Empresas prestadoras de serviços

TMP.BR         Eventos temporários, como feiras e exposições

TUR.BR         Empresas da área de turismo

TV.BR             Empresas de radiodifusão de sons e imagens

Função do domínio

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 191.237.145.11.

Para acessar um site, o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está alojado. Para isso, ele consulta um protocolo hierárquico chamado DNS que contém uma lista de todos os sites da internet com seus devidos IPs. (É como se fosse uma lista telefônica).

A divulgação e atualização dessa lista de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras.

Registro de domínios

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.

Mas é importante ressaltar que o registro de um domínio é livre, ou seja, uma pessoa pode registrar o domínio “empresadojoao.com.br” mesmo não sendo o João ou mesmo proprietário de tal empresa. Quem registrar primeiro, fica sendo o “dono” deste domínio enquanto pagar pelo registro.

A escolha correta de um domínio é muito importante. É preciso escolher um nome que seja de fácil memorização, fácil de falar e que seja diretamente relacionado ao nome da empresa/produto.

Nós da Infobyte podemos ajudar você ou sua empresa na escolha correta do seu domínio. Prestamos consultoria na escolha do domínio, registro, hospedagem e até no desenvolvimento do seu site. Entre em contato conosco que será um prazer ajuda-lo.

Temos um site específico para registro de domínios e hospedagem, confira aqui. Neste site você também poderá conferir a disponibilidade de um registro em diversas categorias ao mesmo tempo. Experimente, procure pelo seu domínio desejado agora mesmo!

Deixe um comentário